terça-feira, 11 de março de 2008


O maior elogio que ganhei da Miss Lexo foi que eu possuo didática.

Ocorreu porque expliquei para ela porque as aranha caminha sobre a água e porque o detergente que utilizamos pode afetar o ecossistema desta mesma aranha.


A explicação que ouvimos na escola é a seguinte:


As forças coesivas entre as moléculas de um líquido são responsáveis pelo fenômeno conhecido como tensão superficial. As moléculas na superfície não tem outras moléculas iguais por todos os lados delas e consequentemente elas sofrem uma coesão mais forte com aquelas diretamente associadas com elas na superfície. Isto forma um "filme" superficial que torna mais difícil movimentar um objeto através da superfície do que movê-lo quando ele está completamente submerso. A tensão superficial é tipicamente medida em dinas/cm, a força em dinas requerida para quebrar um filme de comprimento 1cm. Equivalentemente, ela pode ser estabelecida como a energia superficial em ergs por centímetro quadrado. Água a 20°C tem uma tensão superficial de 72,8 dinas/cm comparada a 22,3 para o álcool etílico e 465 para o mercúrio.


Pois eu simplesmente expliquei para ela:


As moléculas de água na forma líquida vibram e estão e sofrem forças de atração e repulsão. Como na superfície não tem uma molécula de água acima da "última", as forças de repulsão são menores, permitindo que as moléculas fiquem mais próximas, formando uma camada mais densa, onde a aranha pode caminhar.

Quando colocamos detergente sobre a água, as moléculas interagem com as moléculas muito grandes do detergente, quebrando essa diferença de densidade entra elas.


O efeito deste elogio da Pri me fez pensar sobre minha vida (água) , a qual eu separei da entidade "Vander" (aranha). Qual e quando será a próxima gota de detergente???????

2 comentários:

dreaming disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
priscila borges disse...

.

Essa explicação tá boa, mas aquela que tu deste para mim ainda era mais romântica... Com a imagem da aranha afundando... E também entramos na discussão de como isso afeta ecossistemas inteiros...

Ó.

.